Abrir Menu Mobile

Quem Somos

Somos o Sindicato dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior denominado SINDPROIFES-PA. Trata-se de associação sindical, de tempo indeterminado de duração, é pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, tem como principio a defesa e representação legal da categoria profissional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior, com atuação e base nos Municípios de Ananindeua, Abaetetuba, Belém, Bragança e Cametá, todos no Estado da Pará, em conformidade com a legislação vigente sobre a matéria.

O SINDPROIFES-PAdeacordo com seu estatuto tem por finalidade:

1. Congregar a categoria profissional e desenvolver sua participação nos vários aspectos da vida universitária;
  2. Representar e defender os direitos individuais e coletivos, interesses difusos e prerrogativas da categoria, especialmente, reivindicar condições de trabalho, salariais e serviços sociais;
  3. Manter a categoria informada sobre a legislação trabalhista e do ensino;
  4. Promover a participação efetiva da categoria nas decisões relativas à estruturação e ao funcionamento das Instituições Federais na sua base territorial;
  5. Incrementar o desenvolvimento científico e cultural da categoria, mediante a realização de debates, conferências, cursos etc.;
  6. Manifestar-se, sempre que julgar necessário, sobre todo e qualquer assunto de interesse no âmbito interno ou externo às Instituições Federais de sua base territorial;
  7. Promover seu relacionamento com entidades que visem a objetivos afins;
  8. Colaborar com a comunidade, sempre que possível, no estudo e solução de seus problemas;
  9. Promover o bem-estar social e econômico de seus associados e respectivos dependentes.

A primeira diretoria e o Conselho Fiscal estão provisoriamente com a incumbência de conduzir o processo eleitoral.